Banda Marcial Imperial Petropolitana

   Criada em março de 1996, dentro na E. M. Vila Felipe (hoje rebatizada de E. M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo), em Petrópolis-RJ, a mesma mantém vivo o primeiro e maior objetivo de inserir no cotidiano dos alunos a oportunidade de vivenciar os estudos e os encantos da música e, através dela, transformar suas realidades.

A Banda Marcial Imperial Petropolitana conta com cerca de 40 componentes fixos composta de alunos e ex-alunos.

Desde sua fundação, participa, continuamente, de inúmeras atividades cívicas e culturais em Petrópolis e de festivais em outros Estados, tendo conquistado notoriedade e prêmios, como os quase duzentos troféus recebidos, alguns como “Melhor Banda”. Entre conquistas e honrarias, sendo uma das bandas historicamente mais conhecida do Estado, orgulha-se de ser uma das bandas fundadoras da Apeban (Associação Petropolitana de Bandas), e de participar de grandes eventos e projetos de nossa cidade, tais como: Semana da Pátria, Caravana Cultural, Circuito Imperial de Bandas, Natal Imperial, Festa da Itália, Bauernfest, além de ser a primeira Banda Marcial a ter se apresentado no projeto Som & Cristal.

Tem como comandantes Juliano Nascimento e Lucas Schmitt. Apresenta como regente o musico Renan Pomin, como professores de instrumentos e teoria musical, Charles Soares de Mattos e Willian Luís Januário, e como coreografa Ester Pombo.

A Banda Marcial Imperial Petropolitana possui 2 Cds com tiragens de 600 exemplares cada, e 2 DVDs gravados ao vivo no Teatro Municipal, provando a todos que a ideia de funda-la foi uma iniciativa de sucesso, capaz de elevar a autoestima de seus componentes oriundos de escolas publicas, e de dar oportunidade única de contato com instrumentos, leituras de partituras, educação musical e conhecimento vasto de música erudita.

Parafraseando Artur da Tavola: “Musica é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão.”

A Imperial é uma família e tem como lema: SUPERAÇÃO! Além de levar sempre RAÇA e muita GARRA por onde passa.






Entre AQUI e confira o acervo de fotos da Banda Marcial Imperial Petropolitana

 Parafraseando Artur da Tavola:

“Musica é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão.”