Banda Musical Cavaleiros do Império

  A Banda Musical Cavaleiros do Império iniciou suas atividades no dia 22 de Março de 2002. Através da iniciativa da Direção do Colégio Estadual Princesa Isabel, em conjunto com um Grupo de Comando, e já no dia 30 de agosto de 2002, realizava sua primeira apresentação com 45 componentes.
  Desde sua fundação a Banda já realizou diversas apresentações na cidade de Petrópolis, e em outras cidades como Carapebus RJ, Teresópolis RJ, Itatiaia RJ, Rio de Janeiro RJ, Nova Iguaçu RJ, Niterói RJ, Nova Friburgo RJ, Caxambú MG e outras.
  No ano de 2003 a Banda Musical Cavaleiros do Império organizou em conjunto com a FFABERJ – Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro – o VI Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras em Petrópolis, e mesmo com somente um ano de atividades conquistou o 2º Lugar no Concurso de Carapebus e o Vice Campeonato Estadual em Nova Iguaçu – RJ.
  No ano de 2005 realizamos em conjunto com a FFABERJ o III Congresso Técnico Estadual de Regentes, Coreógrafos e Dirigentes de Bandas e o I Congresso Nacional de Coreógrafos e Balizas, com a presença de representantes de vários Estados no nosso Colégio.
  Nos anos seguintes a Banda continuou sua trajetória em competições em várias cidades, sempre nas primeiras posições, destacando o Título no Campeonato Estadual Sênior no ano de 2008.
  A Banda utiliza um sistema de hierarquia interna, baseada na hierarquia militar, para premiar e qualificar seus componentes, e tenta retratar em seus uniformes, bandeiras e estandartes, todo o brilho e garbo do período Imperial, época marcante em Petrópolis, única Cidade Imperial das Américas.
  A Banda devido a variedade de instrumentos, possui um repertório amplo, que vai do Clássico ao Popular.

  Em pouco tempo de vida a Banda Musical Cavaleiros do Império já vem conquistando seu espaço, se preparando para alcançar cada vez degraus mais altos, mas, sempre prezando pela boa formação de seus componentes, não só musicalmente, mas como pessoas, preparadas para o mundo que os espera, com a convicção de que está fazendo sua parte.