terça-feira, 3 de maio de 2016

7º Festival de Bandas envolve 650 componentes

  15/08/2015
Seiscentos e cinquenta e cinco integrantes de bandas marciais da cidade vêm intensificando os ensaios para participar da 7ª edição do Festival de Bandas Marciais na Câmara de Vereadores. As apresentações acontecem no dia 22 de agosto, a partir das 17h, em frente ao Palácio Amarelo. Ao todo 15 bandas de escolas públicas e particulares da cidade participam do evento, que é considerado o maior festival musical da cidade. O Festival de Bandas Marciais de Petrópolis é promovido pela Câmara de Vereadores e pela Associação Petropolitana de Bandas Marciais (Apeban).
  “Nas escolas os ensaios estão a todo vapor. Os integrantes se preparam com cuidado para fazer apresentações especiais. O Festival é um momento especial para eles, pois permite que os músicos apresentem à cidade o trabalho que desenvolvem o ano inteiro dentro das escolas. Diferente do desfile cívico (7 de Setembro), que precisa ser mais formal, o festival é um espaço onde as bandas tem mais liberdade e podem ousar nas apresentações”, explica o representante da APEBAN, Robson Mello.
  Desde que foi criado, em 2009, o Festival de Bandas Marciais de Petrópolis vem contribuindo para a integração de músicos de escolas públicas e particulares da cidade. “Os principais objetivos do Festival de Bandas Marciais são: desenvolver talentos, estimular nos estudantes o gosto pela música e promover a cultura. É um evento que vem se consolidando a cada nova edição. No ano passado 12 bandas se apresentaram. Este ano termos três a mais - serão 15. O festival de bandas é um momento ímpar. Além da troca de experiências entre os músicos, ele promove a integração das famílias, que comparecem para prestigiar os músicos”, diz o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB).
  No ano passado, mais de 750 pessoas assistiram as apresentações, que acontecem na Praça Visconde de Mauá – área nobre da cidade. “O Palácio Amarelo fica no coração do centro histórico, um local ideal para receber um evento que atrai os jovens e suas famílias. O incentivo ao festival é uma forma da Câmara contribuir para o desenvolvimento da cultura em nossa cidade, que é tradicionalmente um berço de talentos”, avalia Paulo Igor.
  O evento abre espaço para participação de bandas marciais de escolas de diferentes pontos da cidade, como os bairros Alto da Serra, Quitandinha, Bingen, Mosela, Morin, Casacatinha, Meio da Serra e os distritos de Itaipava e Posse. Entre as 15 bandas que se apresentam estão as tradicionais Wolney Aguiar (Banda do Colégio Estadual D. Pedro II - Cenip), que levará 60 integrantes, e Banda Marcial Amadeu Guimarães (Colégio São José), com 40 músicos. Cada umas das bandas tem 15 minutos para fazer sua apresentação. O repertório é variado.
  “O mais interessante deste festival é que os músicos fazem apresentações diferentes. Os estilos vão desde o clássico, ao MPB, Pop, Rock, enfim, cada banda cria a apresentação de acordo com seu perfil”, comenta Robson Mello.
  Tradicionalmente conhecida pela qualidade musical, não só nas vozes de seus corais, mas também por conta do trabalho instrumental, Petrópolis é uma das poucas cidades no estado capaz de realizar um festival como este. “O evento possibilita não só que o público petropolitano conheça o talento musical destes estudantes, mas também serve de estímulo para cada um deles”, pontua Paulo Igor.
Texto: Tribuna de Petrópolis